Brasil
MERCADO VÊ DEVOLUÇÃO DE MP COMO SINAL DE QUE O PLANO DA FAZENDA DE AJUSTE FISCAL ALCANÇOU LIMITE
O mercado financeiro está interpretando a devolução de uma medida provisória (MP) como um sinal de que o plano de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda pode ter alcançado seu limite. A MP em questão, que limitava créditos de PIS e Cofins, foi devolvida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após forte pressão de empresários de indústria e do agronegócio.
A MP foi editada pelo governo com o objetivo de compensar a desoneração da folha de 17 setores da economia e de alguns municípios. No entanto, a medida sofreu resistência e críticas de empresários e parlamentares. A devolução da MP foi vista como um constrangimento para o governo, especialmente para a equipe econômica.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a reação do Congresso “faz parte da democracia” e acrescentou que não achou “indevida” a crítica do setor produtivo. Ele também negou que o governo tenha um plano B, mas afirmou que “sempre dá para encontrar uma solução”.
A devolução da MP ocorreu em um contexto em que a equipe econômica identificou fraudes em torno de R$ 25 bilhões na compensação do PIS/Cofins. Segundo Haddad, essas fraudes envolvem um uso indevido da compensação quando um empresário alega ter um crédito que não é legitimamente reconhecido pela Receita Federal.
Agora, o Ministério da Fazenda precisa conversar com líderes partidários para tentar encontrar um caminho. Haddad afirmou que ele e a equipe do Ministério da Fazenda estão disponíveis para apresentar os dados aos parlamentares.
A devolução da MP é vista pelo mercado como um sinal de que o plano de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda pode ter alcançado seu limite. Isso pode ter implicações significativas para a política fiscal do Brasil e para a confiança dos investidores no país.
-
Cidades6 dias atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil2 dias atrás
FRIGORÍFICOS BRASILEIROS PARAM DE FORNECER CARNES AO CARREFOUR
-
Brasil5 dias atrás
MORTES POR DENGUE SUPERAM AS DE COVID-19 EM 2024: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA FALTA DE VACINAS E DA MÍDIA?
-
Brasil5 dias atrás
SUMARÉ RUMO AO FUTURO: DEPUTADO DALBEN E PREFEITO BUSCAM INVESTIMENTOS EM AUDIÊNCIA NO CONSULADO AMERICANO
-
Brasil6 dias atrás
BC REJEITA PEC DA ESCALA 6 X 1 E AFIRMA QUE MEDIDA VAI CONTRA A MODERNIDADE DO TRABALHO
-
Brasil6 dias atrás
LULA ASSINA ACORDO COM CONCORRENTE DE MUSK. O QUE ESTÁ EM JOGO E QUAIS AS PERDAS PARA O BRASIL?
-
Brasil5 dias atrás
PCC JÁ CHEGOU NA FARIA LIMA: A EXPANSÃO DO CRIME ORGANIZADO NOS NEGÓCIOS E SEUS NOVOS DOMMÍNIOS
-
Brasil5 dias atrás
O CONTEXTO DA OPERAÇÃO CONTRAGOLPE, A FALTA DA IMPARCIALIDADE JUDICIAL E AS CRÍTICAS JURÍDICA À DECISÃO
Deixe o seu Comentário