conecte-se conosco
 
 

Brasil

BRASIL CHEGA A 3 MIL MORTES CONFIRMADAS POR DENGUE EM 2024

Publicado em

O Brasil registrou 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. No mesmo período do ano passado (até a semana 20), o país tinha 867 óbitos. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.179 mortes.

Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou, nas primeiras vinte semanas deste ano, as seguintes taxas relativas à doença: 5.213.564 casos (marca inédita desde o início da série histórica, em 2000); 3 mil mortes confirmadas; 2.666 óbitos em investigação.

O estado de São Paulo concentra o maior número de mortes (805), seguido por Minas Gerais (519), Paraná (367) e Distrito Federal (365). Na outra ponta, Acre e Roraima não registraram nenhum óbito por dengue este ano.

A dengue é uma doença febril causada pelo vírus dengue (DENV), que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença costuma ter uma prevalência maior durante o verão – quando há mais períodos de chuva –, já que a água parada em galões e tonéis, por exemplo, auxilia no aumento de criadouros do mosquito.

Os principais sintomas da dengue são febre acima de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A doença pode progredir para formas graves, associadas ao extravasamento de plasma, hemorragias ou comprometimento de órgãos, que podem evoluir para o óbito.

Esses dados são fundamentais para a elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde e a redução das desigualdades sociais.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana