conecte-se conosco
 
 

Brasil

CANAL SÃO GONÇALO BATE NOVO RECORDE E ESPECIALISTAS PREVEEM CHEIAS EM PELOTAS (RS)

Publicado em

O Canal São Gonçalo, localizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, atingiu um nível recorde de 3,06 metros na madrugada de segunda-feira, 27 de maio. Este marco supera o recorde anterior de 3,02 metros, registrado em 16 de maio, e é 18 centímetros maior que o nível da enchente histórica de 1941.

A elevação do nível do canal ocorreu devido à descida da água da Lagoa Mirim após chuvas intensas na região. Foram registrados 180 milímetros de chuva em 48 horas. Com o aumento do nível do canal, novas áreas da cidade de Pelotas foram inundadas, incluindo a Vila Farroupilha, no bairro Fragata, e a Praia do Laranjal.

Especialistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) preveem que, nas próximas 48 horas, deve ocorrer chuva volumosa e ventos desfavoráveis para o recuo das águas. Isso indica que o município deve enfrentar um novo momento crítico. Tempestades devem atingir a região até a madrugada de terça-feira, 28 de maio.

A prefeitura de Pelotas tem tomado medidas para mitigar os efeitos das inundações. Uma bomba de água foi usada para retirar água do canal e jogá-la de volta para o lago São Gonçalo. Além disso, diques foram reforçados para tentar conter a água, mas rachaduras apareceram no concreto de um, razão pela qual mergulhadores foram usados para o conserto da proteção.

O recorde histórico do nível do Canal São Gonçalo e as previsões de mais chuvas indicam que Pelotas pode enfrentar mais inundações nos próximos dias. As autoridades locais e os moradores devem continuar a monitorar a situação de perto e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de todos.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana