conecte-se conosco
 
 

Brasil

CONSELHO DE ÉTICA ARQUIVA PROCESSO CONTRA DEPUTADO GLAUBER BRAGA POR SUPOSTA AGRESSÃO A COLEGA

Publicado em

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (12), arquivar um processo disciplinar contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). O parlamentar era acusado de agredir fisicamente o deputado Abílio Brunini (PL-MT) durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos, em novembro do ano passado.

A representação foi apresentada pelo Partido Liberal (PL). O relator do caso, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), concluiu “haver ausência de justa causa”. Apesar do arquivamento, os membros do colegiado decidiram recomendar a aplicação de censura verbal ao parlamentar. A pena é a mais branda prevista no Código de Ética da Casa e deverá ser aplicada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), em sessão plenária.

Após o relator proferir seu voto pelo arquivamento, Abílio Brunini ironizou a decisão e disse que esse tipo de desfecho é que corrobora para a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de investir sobre um projeto de resolução que pretende dar poder à Mesa Diretora da Casa de suspender cautelarmente o mandato parlamentar de deputados que desrespeitarem os limites do código de ética da Câmara.

Glauber Braga, por sua vez, disse que o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um “provocador permanente e tosco” e agradeceu ao parecer de Ayres. “Não vai ter modificação no regimento da Casa que faça com que uma provocação não tenha uma reação da minha parte”, disse o deputado do Psol.

A decisão pelo arquivamento do processo contra Glauber acontece uma semana após o mesmo Conselho também livrar o deputado federal André Janones de outro pedido de cassação.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana