conecte-se conosco
   

Cidades

DESAFIOS AMBIENTAIS: PLÁSTICO DESCARTADO EM CIDADES DA RPT

Publicado em

Um estudo recente realizado pelo Consimares revelou que quatro cidades da Região do Polo Têxtil (RPT) descartam anualmente cerca de 31 mil toneladas de plástico em aterros sanitários. Esse montante representa aproximadamente 15% de todos os resíduos recebidos pelos aterros ao longo de um ano. As cidades integrantes do consórcio são Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

Os dados, coletados a cada dez anos, mostram que Sumaré lidera o descarte com 11,4 mil toneladas anuais, seguida por Hortolândia com 9,1 mil toneladas, Santa Bárbara d’Oeste com 7,9 mil toneladas e Nova Odessa com 2,5 mil toneladas. Entre os resíduos plásticos mais comuns estão garrafas PET, sacolas de supermercado, embalagens de detergente, tampas de refrigerante, copos descartáveis, brinquedos e vasilhas do tipo “Tupperware”. Esses materiais, quando descartados no lixo comum, podem levar mais de 400 anos para se decompor.

Apesar do cenário preocupante, o consórcio está empenhado em aumentar a reciclagem na região. Atualmente, menos de 4% dos resíduos plásticos produzidos no território Consimares são reciclados, mas esse percentual está acima da média nacional, que é de 2%. O superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, afirmou que estão trabalhando para ampliar essa taxa. Além disso, o consórcio busca criar uma rede de 16 cooperativas de reciclagem até 2032. A campanha “Julho Sem Plástico”, realizada desde 2011, também incentiva a população a buscar alternativas ao plástico no cotidiano, visando à conscientização e à mudança de hábitos para reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos plásticos.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana