conecte-se conosco
   

Brasil

ISOLADOS E INCOMUNICÁVEIS: TEMPESTADES DEIXAM 9 MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL SEM COMUNICAÇÃO

Publicado em

As tempestades que assolam o Rio Grande do Sul há mais de uma semana deixaram nove municípios do estado completamente isolados e sem comunicação. A instabilidade climática, que causou os temporais, se movimenta em direção ao sul do estado, deixando cidades como Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço entre as mais atingidas.

Clientes das operadoras Tim, Vivo e Claro estão sem telefonia e internet em 39, 23 e 18 municípios do RS, respectivamente. Milhares de moradores permanecem sem água, energia elétrica ou sinal de telefonia. As fortes chuvas resultaram em enchentes históricas, afetando mais da metade dos municípios gaúchos, deixando bairros inteiros submersos e provocando a evacuação da população de áreas de risco para abrigos públicos.

Mais de 200 mil pessoas estão fora de suas casas – 153,8 mil estão desalojadas e outras 47,6 mil estão em abrigos públicos; 134 estão desaparecidas e 85 morreram em decorrência da tragédia, já considerada a maior vivida pelo Estado. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas, segundo o último balanço da Defesa Civil.

A previsão é de que as enchentes continuem por, pelo menos, 10 dias na capital Porto Alegre, com o nível do Guaíba acima dos 4 metros até o final de semana. Com o sistema antienchente da cidade no limite, o escoamento da água deverá ser mais lento.

A situação é delicada e as autoridades estão trabalhando para restabelecer a comunicação e fornecer assistência aos afetados. Enquanto isso, os moradores enfrentam a dura realidade de estar isolados e incomunicáveis, aguardando ansiosamente por ajuda e por uma melhora nas condições climáticas.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana