conecte-se conosco
 
 

Estado SP

JUSTIÇA INTERVÉM: YOUTUBE DEVE REMOVER VÍDEO DE LULA APOIANDO BOULOS EM 48 HORAS

Publicado em

Em um evento recente que está gerando repercussões significativas, a Justiça Eleitoral ordenou que o YouTube e o presidente Lula removessem um vídeo em que Lula pede votos para Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. O vídeo foi gravado durante um evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians, na Zona Leste da capital paulista.

A decisão veio em resposta a uma solicitação do Partido Novo, que acionou a Justiça alegando campanha antecipada. O juiz estabeleceu que o vídeo deveria ser removido do canal do presidente na plataforma em até 48 horas. A justificativa para a decisão é que a permanência do vídeo na rede poderia prejudicar a paridade entre os possíveis candidatos ao pleito vindouro.

Lula, durante o evento, classificou a eleição deste ano em São Paulo como uma “verdadeira guerra” e pediu para que seus eleitores votassem no deputado do PSOL. A legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na chamada pré-campanha e proíbe pedido de voto.

Várias ações foram protocoladas contra Boulos e Lula, incluindo uma da pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo Novo, Marina Helena, por propaganda antecipada. No pedido, a defesa do Partido Novo solicitou uma concessão da liminar para determinar que “os Representados se abstenham de realizar qualquer ato de campanha eleitora antecipada e divulguem os mesmos em suas redes sociais”, além da aplicação de multa que pode variar de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

O Diretório Municipal do MDB de São Paulo, partido do prefeito Ricardo Nunes, pré-candidato à reeleição, considerou a fala de Lula propaganda eleitoral antecipada, e acionou a Justiça. O deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pela União Brasil, também entrou com uma representação.

A situação atual é de expectativa, enquanto aguardamos para ver se o vídeo será removido conforme ordenado pela Justiça Eleitoral. Este caso destaca a importância do cumprimento das regras eleitorais e o papel crucial que as plataformas de mídia social desempenham nas campanhas políticas modernas.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana