conecte-se conosco
 
 

Geral

“LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A DIFUSÃO DO ÓDIO E EXTREMISMO”, AFIRMA BARROSO

Publicado em

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, expressou preocupação com a forma como a liberdade de expressão está sendo usada para disseminar “ódio, mal, intolerância e extremismo”. Em um fórum sobre “Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social”, promovido pelo Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud) e realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Barroso destacou que, por trás do discurso da liberdade de expressão, há um modelo de negócios que vive de engajamento e cliques.

Segundo o ministro, o ódio, a desinformação, a mentira e a agressividade geram muito mais engajamento do que o bem, o discurso moderado e a busca pela verdade possível. Ele enfatizou a necessidade de equacionar o problema, de forma que a liberdade de expressão não seja destrutiva para a vida democrática.

Barroso também mencionou que há uma “questão democrática” em jogo, ameaçada por um “movimento global de extremismo”, com atitude “anti-institucional” e “antipluralista”. Ele afirmou que estamos vivendo um momento de grande tensão entre a liberdade de expressão e a preservação das instituições e da vida civilizada.

O presidente do STF disse não haver solução moralmente ou juridicamente “simples e barata” para tratar do problema. Ele defendeu a necessidade de pensar em caminhos para que a revolução tecnológica, que traz muitos benefícios para a humanidade, não descarrilhe para um trilho em que os valores que queremos cultivar, a causa da humanidade, os valores civilizatórios, sejam corrompidos.

CONTEXTO

A fala de Barroso, apesar de não citar nomes, ecoa os recentes embates do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) com o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana