conecte-se conosco
 
 

Brasil

LUCIANO BIVAR É AFASTADO DEFINITIVAMENTO DA PRESIDÊNCIA DO UNIÃO BRASIL

Publicado em

Na terça-feira, 14 de maio, o deputado federal Luciano Bivar foi afastado definitivamente da presidência do União Brasil. A decisão foi tomada pela executiva do partido durante uma reunião híbrida, sem a presença do congressista. Bivar, que continua na legenda, estava afastado desde março por suspeita de proferir ameaças contra o advogado Antônio Rueda, atual presidente eleito do partido.

A destituição definitiva de Bivar da presidência contou com 3/5 dos votos dos membros da executiva nacional. O mandato de Bivar terminaria em 30 de maio, mas foi adiantado depois de o União Brasil abrir um processo interno de investigação contra o pernambucano.

O processo interno contra Bivar considerou várias infrações, incluindo ofensas, como uma ameaça de morte a Antonio Rueda, seus familiares e sua filha de 12 anos; indícios de motivação política criminosa nos incêndios que destruíram as casas de Rueda; violência política contra mulher; validação de cartas de desfiliação de seis deputados do partido do Rio de Janeiro sem submeter à decisão colegiada do partido.

A deputada Dorinha Rezende (União-TO) foi relatora do processo interno do partido e votou pelo afastamento definitivo de Bivar, mas não pela sua suspensão da legenda. Dorinha argumentou que ainda não existem provas contundentes do envolvimento do deputado contra Rueda.

Atualmente, Bivar é alvo de um inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e apura as supostas ameaças a Rueda e familiares. As investigações foram autorizadas pelo ministro Kassio Nunes Marques, já que o deputado possui foro por prerrogativa de função na Corte. O afastamento definitivo de Luciano Bivar da presidência do União Brasil marca um momento significativo na história do partido. A decisão reflete a seriedade com que o partido aborda as alegações de má conduta e reafirma seu compromisso com a integridade e a transparência.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana