conecte-se conosco
   

Brasil

PÁTRIA EDUCADORA EM 2023: BRASIL NÃO ATINGE META DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELA PRIMEIRA VEZ

Publicado em

Em 2023, pela primeira vez em oito anos, o Brasil não alcançou a meta de ter 95% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental. Segundo os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) Educação, divulgada pelo IBGE, o país tinha 94,6% da população dessa idade frequentando o ensino fundamental. Esse é o menor percentual desde o início da série histórica da Pnad Educação, em 2016.

O percentual de crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental ficou abaixo de 95% em todas as regiões do país. No Norte, a taxa ficou em 94,8%. No Nordeste, em 94,5%. Já o Sudeste alcançou índice de 94,9%.

A queda na matrícula de crianças no ensino fundamental acende um alerta sobre a educação no país. Especialistas apontam que a situação de extrema pobreza está relacionada ao trabalho infantil, que voltou a crescer no país. Além disso, a taxa de abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental cresceu e não melhorou no pós-pandemia.

Esses dados reforçam a necessidade de políticas públicas efetivas para garantir o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes na escola, cumprindo assim o direito à educação previsto na Constituição Federal.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana