conecte-se conosco
 
 

Brasil

“QUEIMA CONTROLADA” PARA PASTO OU CULTIVO NO PANTANAL SERÁ TRATADA COMO CRIME ATÉ O FIM DO ANO

Publicado em

A prática de “queimas controladas” para manejo, seja para pasto ou qualquer cultivo, em áreas da Amazônia, Cerrado e Pantanal está proibida e será criminalizada, ao menos até os últimos meses do ano. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (24) pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, após a segunda reunião da sala de situação instalada pelo governo para tratar dos danos causados pela seca na Amazônia e pelas queimadas no Pantanal.

Para a Amazônia e o Cerrado, a restrição está válida até 30 de novembro. No caso do Pantanal, a data é 31 de dezembro. A crise no bioma é grave, sendo a mais severa em 70 anos. Além dos incêndios criminosos, a mudança climática e o agravamento dos fenômenos El Niño e La Niña contribuem para a situação. O desmatamento também exerce influência: os municípios que mais desmatam são os mais atingidos pelos incêndios.

A sala de situação deve se reunir pela terceira vez esta semana, buscando avançar nas decisões práticas envolvendo vários ministérios, como Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional, Transportes, Planejamento e Orçamento, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Comunicação Social. As ministras Marina Silva e Simone Tebet liderarão uma comitiva que chegará a Corumbá, em Mato Grosso do Sul, na próxima sexta-feira (28). Corumbá é uma das regiões mais afetadas pelos incêndios e um importante ponto logístico para as operações de combate às queimadas. O objetivo é entrar em contato com a realidade local e fazer reuniões com autoridades e representantes da sociedade. Além disso, o governo liberou um aporte imediato de mais de R$ 100 milhões para recompor cortes feitos pelo Congresso Nacional na área ambiental. A preocupação também envolve o salvamento e acomodação de animais selvagens, já que em 2020, 17 milhões de vertebrados foram incinerados no Pantanal devido às queimadas.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana