conecte-se conosco
 
 

Geral

SUMARÉ PODERÁ TER 2° TURNO PARA PREFEITO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

Publicado em

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Sumaré, localizada no estado de São Paulo, poderá ter um segundo turno nas eleições municipais. Isso se deve ao fato de que a cidade ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, uma condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato à prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos.

A maioria absoluta é atingida quando um dos candidatos obtém metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um voto. De acordo com a Constituição Federal, o objetivo da medida é dar mais representatividade a quem é eleito.

Nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020, Sumaré tinha 189.410 eleitores. No entanto, em 2024, o número de eleitores aptos a votar na cidade aumentou para 203.238. Esses números ainda podem sofrer pequenas variações até a divulgação dos dados finais do eleitorado apto para as Eleições de 2024.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), dos 645 municípios paulistas, 30 têm a possibilidade de segundo turno nas eleições 2024. Além de Sumaré, a cidade de Embu das Artes também superou a marca dos 200 mil eleitores e poderá ter disputa de 2º turno nas eleições municipais deste ano.

A possibilidade de um segundo turno nas eleições municipais de Sumaré é um marco histórico para a cidade e representa um avanço na democracia local, proporcionando aos eleitores a oportunidade de fazer uma escolha mais informada e considerada para o cargo de prefeito.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana