conecte-se conosco
 
 

Brasil

IRRECUPERÁVEL: MINISTÉRIO DA SAÚDE DECLARA PARTE DA REDE DE SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL INUTILIZÁVEL

Publicado em

Em uma avaliação preocupante, o Ministério da Saúde declarou que parte da rede de saúde do Rio Grande do Sul é irrecuperável. As estruturas de unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais foram gravemente danificadas pelas enchentes que atingem o estado há mais de uma semana.

Equipes técnicas do Ministério da Saúde realizaram uma avaliação nos últimos dias, revelando que algumas estruturas de saúde foram totalmente perdidas. A avaliação faz parte das discussões propostas na segunda fase de enfrentamento da calamidade no estado pelo ministério.

Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde, afirmou que algumas unidades foram totalmente evacuadas. Além disso, outras unidades transferiram os pacientes de menor gravidade para atender os de maior gravidade. A situação é tão grave que o Ministério da Saúde acredita que será necessário construir novos prédios e instalações, já que UBS’s, postos de saúde e até hospitais foram totalmente perdidos e dificilmente serão recuperados.

O grupo de trabalho foi criado para analisar a situação das unidades, fazer um diagnóstico, mas também nortear como melhor utilizar leitos do estado e verificar a necessidade de ajuda nos municípios. O grupo envolve o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, as secretarias municipais de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS). A situação é crítica e continua em desenvolvimento. As autoridades estão trabalhando para garantir a justiça e a segurança pública.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana