Esportes
Time da região pode ser 1º a usar ‘Desafio de Vídeo’ no futebol brasileiro; entenda
A FPF (Federação Paulista de Futebol) estreará nas semifinais da Copa Paulista uma ferramenta de arbitragem inédita no Brasil: o FVS (Football Video Support), ou Vídeo Suporte ao Futebol.
O “Desafio de Vídeo” é um projeto piloto da FIFA com a CBF, que convidou a FPF a experimentar a ferramenta em uma competição profissional masculina.
Os times envolvidos nas semifinais da Copa Paulista são: XV de Piracicaba, Comercial, Grêmio Prudente e Primavera de Indaiatuba, time da região metropolitana de Campinas e que pode ser o primeiro a usar a tecnologia.
Como funciona o “Desafio de Vídeo”?
O FSV funciona de forma diferente do VAR tradicional. Em vez de árbitros de vídeo monitorando todas as jogadas, caberá ao treinador de cada time solicitar revisões quando acreditarem que houve erro claro em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou um caso de cartão aplicado ao jogador errado.
Para isso, ele faz o gesto girando o dedo no ar e entrega ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. A partir deste gesto, o árbitro principal vai até a área de revisão, na beira do gramado, para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.
Assim como no VAR, caberá ao árbitro de campo manter ou alterar a decisão. Cada time tem direito a duas solicitações por partida, e, se estiver certo na revisão, não perde o pedido utilizado.
Diferentemente do sistema tradicional de VAR, não há árbitros de vídeo.
A ferramenta consiste em uma cabine na beira do gramado e um operador de replay. Os únicos lances que são revisados automaticamente pelo quarto árbitro, sem a necessidade de pedido dos treinadores, são os gols ou as cobranças das eventuais disputas por pênaltis para definir o vencedor.
A introdução do Football Video Support faz parte da estratégia global da FIFA de ampliar o acesso a tecnologias de arbitragem de vídeo, especialmente em competições com menos recursos financeiros e estruturais.
Diferentemente do VAR, que exige uma grande equipe de árbitros de vídeo e várias câmeras, o FVS foi desenhado para contextos mais simples, em que é possível oferecer suporte técnico adicional aos árbitros.
A ideia é democratizar o uso da tecnologia, permitindo que torneios de diferentes portes também possam se beneficiar de revisões em lances decisivos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Cidade da região terá encontro de veículos antigos e shows gratuitos; veja quando
Piracicaba abre inscrições para cursos gratuitos; saiba como se inscrever
O post Time da região pode ser 1º a usar ‘Desafio de Vídeo’ no futebol brasileiro; entenda apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
-
Notícias7 dias atrás🚨Polícia Federal COMEÇA a cumprir mandados em Sumaré: 8ª fase da Operação Overclean mira secretário de Educação
-
Brasil6 dias atrás🚨 Exonerado após operação da PF! Prefeito de Sumaré demite Danilo Azevedo, envolvido na “Overclean” 💣
-
Estado SP4 dias atrás🕯️ TRAGÉDIA EM SANTO AMARO | VEREADOR GLAIBER JÚNIOR E SEU ASSESSOR SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM SÍTIO NA ZONA RURAL
-
Esportes3 dias atrás⚽ POLÊMICA NAS OITAVAS DO AMADOR DE SUMARÉ 2° DIV – JUIZ AMEAÇA JOGADOR DE MORTE
-
Estado SP7 dias atrás🚨 “Prefeito TikToker” é afastado do cargo em megaoperação da PF: escândalo na Saúde abala Sorocaba!
-
Estado SP7 dias atrásConcurso Polícia Penal SP: inscrições abertas — 1.100 vagas, salário R$ 4.695,60 e passo a passo completo para se inscrever 🔎👮♂️
-
Nacional4 dias atrás⚖️ AGORA É LEI! IGREJAS DEVEM VERIFICAR ANTECEDENTES CRIMINAIS DE QUEM TRABALHA COM CRIANÇAS 🙏
-
Estado SP4 dias atrás🚨 ALERTA NA BAIXADA SANTISTA: SURTO DE MENINGITE ASSUSTA MORADORES E LIGA O SINAL VERMELHO NAS PREFEITURAS 🚨





Deixe o seu Comentário