Brasil
CÓDIGO ELEITORAL: PROJETO AGUARDA VOTAÇÃO NA CCJ DO SENADO PARA APROVAÇÃO ANTES DO RECESSO
A discussão sobre o novo Código Eleitoral está ganhando destaque no Senado Federal. O projeto, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tem como relator o senador Marcelo Castro (MDB-PI). O relatório do parlamentar é favorável à proposta e foi apresentado há quase um mês. No entanto, apesar de já ter recebido 112 emendas, ainda não foi incluído na pauta de votações da CCJ.
O projeto de lei complementar reúne sete leis relacionadas ao direito eleitoral em um único texto. Entre as alterações propostas, destacam-se:
- Inelegibilidade: O projeto cria regras mais claras sobre inelegibilidade, estabelecendo prazos específicos para casos de cassação de registro nas eleições e condenação por crimes previstos na Lei da Ficha Limpa.
- Desincompatibilização: Propõe uniformização de prazos para o afastamento de funções, cargos ou empregos de candidatos. O texto sugere um prazo de seis meses antes das eleições para deixar o posto ocupado. Para cargos públicos, o prazo seria de quatro anos antes das eleições.
- Pesquisas Eleitorais: O relatório exige mais transparência dos institutos de pesquisa, propondo que divulguem o percentual de acertos das últimas três eleições em comparação com os resultados oficiais.
- Inteligência Artificial: O projeto também incorpora as resoluções mais atualizadas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o uso da inteligência artificial, incluindo a identificação de conteúdos sintéticos ou manipulados.
Os líderes partidários consideram a análise do texto prioritária, buscando aprovar a matéria no plenário antes do recesso parlamentar, previsto para 18 de julho. A expectativa é que o Código Eleitoral avance nas próximas semanas, contribuindo para aprimorar o sistema eleitoral brasileiro.
-
Brasil5 dias atrás
HORTOLÂNDIA ANUNCIA CRECHE NOTURNA PARA CRIANÇAS DE ATÉ 3 ANOS: APOIO ÀS FAMÍLIAS TRABALHADORAS
-
Cidades2 dias atrás
PAULÍNIA – HOMEM MORRE SOTERRADO EM ACIDENTE NAS OBRAS DA NOVA SEDE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
-
Brasil6 dias atrás
NOVOS DELEGADOS CHEGAM ÀS DELEGACIAS DA MULHER EM SUMARÉ E REGIÃO
-
Brasil2 dias atrás
MORTES POR DENGUE SUPERAM AS DE COVID-19 EM 2024: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA FALTA DE VACINAS E DA MÍDIA?
-
Cidades6 dias atrás
FATEC SUMARÉ ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2024: CONFIRA DETALHES E COMO PARTICIPAR
-
Brasil6 dias atrás
PREFEITOS EXIGEM DO G20 U$ 800 BILHÕES ANUAIS PARA ENFRENTAR A CRISE CLIMÁTICA ATÉ 2030
-
Brasil1 dia atrás
SUMARÉ RUMO AO FUTURO: DEPUTADO DALBEN E PREFEITO BUSCAM INVESTIMENTOS EM AUDIÊNCIA NO CONSULADO AMERICANO
-
Brasil3 dias atrás
MINISTROS DO STF VEEM OPERAÇÃO COMO AGRAVANTE PARA A SITUAÇÃO DE BOLSONARO EM NOVOS PROCESSOS
Deixe o seu Comentário