conecte-se conosco
 
 

Estado SP

SÃO PAULO INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL NA SEGUNDA-FEIRA (27)

Publicado em

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), promoverá a partir desta segunda-feira (27) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). A ação, que acontecerá até 14 de junho, visa ampliar a cobertura vacinal, sendo primordial a participação de todas as crianças menores de cinco anos de idade.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Para a imunização, os pais devem levar as crianças a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação. A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade1. Em 2022, a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13%. Já em 2023, ficou em 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.

Os sintomas mais frequentes da poliomielite são: febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica ocorre: instalação súbita de deficiência motora, acompanhada de febre.

Com essa campanha, o estado busca aprimorar a saúde pública e prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no Brasil desde 1990.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana