conecte-se conosco
 
 

Brasil

“DEMOCRACIA É VALOR FUNDAMENTAL PARA O BRASIL”, DIZ MAURO VIEIRA APÓS TENTATUVA DE GOLPE NA BOLÍVIA

Publicado em

No dia 26 de junho de 2024, a Bolívia enfrentou uma tentativa de golpe de Estado. Soldados liderados pelo chefe das Forças Armadas bolivianas, general Juan José Zuniga, se concentraram em frente ao palácio presidencial, em La Paz. Veículos blindados também estavam presentes, e a porta de entrada do local foi destruída. Horas depois, os militares se retiraram.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou essa “mobilização irregular” das Forças Armadas e classificou o episódio como um golpe de Estado. A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou veementemente os acontecimentos, afirmando que o Exército deve se submeter ao poder civil legitimamente eleito. A comunidade internacional, a OEA e a Secretaria-Geral reiteraram seu compromisso com a ordem constitucional legítima na Bolívia e em qualquer outro lugar.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, também se manifestou. Ele afirmou que a democracia é um valor fundamental para o Brasil e rechaçou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia. Durante a abertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), Vieira destacou a importância da democracia para o país e expressou solidariedade ao presidente boliviano e ao povo boliviano.

Em resumo, a tentativa de golpe na Bolívia gerou repercussões internacionais e reforçou a necessidade de preservar a democracia como um princípio fundamental para a estabilidade e o desenvolvimento na América Latina.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana