conecte-se conosco
 
 

Brasil

GOVERNO DA VENEZUELA ‘SE AFASTA’ DA DEMOCRACIA AO NÃO DEMONSTRAR ‘LISURA’ DAS ELEIÇÕES, DIZ PACHECO

Publicado em

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, criticou o governo da Venezuela pela condução do processo eleitoral no último domingo, 28. Em meio à tensão gerada após o pleito presidencial no país vizinho, Pacheco divulgou uma nota enfatizando a importância da lisura e transparência em um processo democrático.

Resultados divulgados pelo órgão eleitoral oficial da Venezuela informam que Nicolás Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor Edmundo González. No entanto, a oposição alega que González venceu com 70% dos votos.

Em sua declaração, Pacheco afirmou: “Numa democracia, a lisura e a transparência do processo eleitoral que assegure a prevalência da vontade do povo são base essencial e insuperável. O governo da Venezuela se afasta disso ao não demonstrar esses valores com clareza.” Ele também ressaltou que a democracia não permite ações seletivas e que qualquer violação ao regime democrático deve ser apontada e combatida, independentemente de quem seja o alvo.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) também não reconheceu o resultado das eleições presidenciais anunciado pela Justiça eleitoral venezuelana. Observadores da OEA apontaram indícios de distorção no resultado.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana